domingo, 22 de março de 2015

Valdemiro

...
...

          O tio Valdemiro veio em 1954, no navio Santa Maria [que ficou famoso por ter sido sequestrado em 09/01/1961 por um grupo de portugueses e espanhóis sob o comando do capitão Henrique Galvão - que faziam oposição política aos governos de Salazar (Port.), e de Franco (Esp)].


...

Foto de Companheira de Viagem 
[por coincidência , da Espanha]
...

          Morou e trabalhou em São Vicente com o Sr. Cruz Leite, que o conhecera em Lisboa e lhe enviou Carta de Chamada à lida em seu atacado [frutas / cereais] : tinha 1 casal de filhos despreocupados com o patrimônio comercial, e, pela voluntariedade do tio, quis casá-lo com sua filha, mas não ; optou sim em comprar uma Quitanda na mesma rua do atacado, pedindo um adiantamento / empréstimo a ser pago com os juros do seu suor, o que causou contrariedade no patrão por saber do seu afã que lhe tiraria a freguesia, negando-lhe tal condição e valor.     

          Por tal, dele se separou por sua obstinação [e somente o Espírito Santo sabe o que suportou, pois chegou a dormir em banco de jardim e praia]. .. Devido os fatos, escreveu aos Pais a contá-los, e da vontade de tornar a Portugal, ao q foi combinado que Minha Mãe viria ao Brasil passar as férias com ele, e juntos voltariam à terra.


...
Este Postal refere-se à ida do tio a Santos, a acerto ; 
é endereçado à Minha Mãe, já em São Paulo, em seu trabalho.
...

          Após, mudou-se para o centro de São Paulo, dormiu em porão, em pensão na R. 25 de Março, em quarto na R. Silveira Martins, e trabalhava com atacadistas : por vezes, quando mudava de trabalho e ficava sem dinheiro a pagar a diária, Minha Mãe o auxiliou.

          Foi quando comprou terreno no Bairro do Ferreira junto com Minha Mãe que cedeu sua poupança sem registro do seu nome por parte na propriedade, ao que lhe foi dito : 'Não o coloquemos no teu nome, pois amanhã ou depois casas, e teu marido pode causar problemas' .. [??? - e o caso também não o seria por ele, sobre a sua futura esposa?] ..

...



...

          Por essa época, lhe apareceu nova oportunidade de emprego na Casa Sta. Luzia [Mercearia & Atacadista na R. Augusta], e, por esta mudança de ares .. [e condições], aqui permaneceu e adquiriu barraca [frutas] na Av. Europa, até que a vendeu e montou nova banca de frutas na R. Venezuela, esquina c/ Av. Brasil.

...




...

          Igualmente, compraram um outro terreno, agora na Praia Grande, no meio da Mata Atlântica, que, da mesma forma, não foi registrado em nome da Minha Mãe, ao que lhe foi dito : 'Aguardemos a escritura estar liberada a colocarmos no teu nome' - porque à época era uma 'gleba', sem escritura definitiva .. [prenúncio dos 'fatos' a se realizarem no devido tempo].


...


Segue : Vinda da Minha Mãe

...
...

Um comentário:

  1. Esta lauda foi publicada e editada entre 20/01 e 27/03/2015. A Pág. Diário da Obra, 2015, descreve o histórico das publicações: datas e referências do procedimento.

    [http://henriel63book4eyes.blogspot.com.br/2015/01/diario-2015.html]

    ResponderExcluir