domingo, 5 de janeiro de 2014

Conversa c/ Avô

...
...

          Nessa época, a sala e o corredor ainda estavam no cimento [sem tacos] e era comum faltar a luz; por causa disso, de repente, fiquei gago, porque me levantei, fui ao banheiro e a porta bateu com violência; ralharam comigo porque pensaram que eu a tinha batido [mas não a bati - se calhar foi o vento ... ou ... sabe-se lá quem ou o quê a empurrou ... e o motivo pelo qual ocorreu ...] ...

...

          Meu Avô veio rápido e me disse: Estás machucado? Por que estás com as calças sujas de cimento? Caístes e te sentastes na escada?
          E lhe respondi: Foi nada, Vô! A porta bateu no meu rosto, e me assustei; e as calças estão sujas de cimento porque a desci sentado!
          E por que a descestes sentado, e não de pé? [perguntou-me] ... 
          É p’ra não me cansar, Vô! [respondi-lhe] ...
          Ó messa agora: és tão velho p’ra que te canses? [disse-me] ...
          E lhe falei: É que estou com sono ... 

          Ele me olhou bem no fundo dos olhos, e disse, rindo: Cansado? Cansado de quê: de dormires e já acordas cansado? Se estivesses acordado, vias a porta. Então é bom que voltes p’ra cama e durmas o teu sono porque senão tropeças, e não andes a descê-la sentado porque isto não são modos ... [e fez-se Silêncio] ...

...

          Até que lhe disse ... engolindo em seco [glub]: Pelo menos não caio se tropeçar, Vô! Mas assim faço porque falo com Deus ... 
          Ao que de pronto, falou, rindo: E falas com Deus sentado? Só porque Ele está em Seu Trono achas-te no direito de te sentares quando com Ele, falas?
          E lhe falei que, com Deus, o Espírito, fala-se de todas as Formas ...

          Então me perguntou o quê falava com Ele, e lhe respondi que Lhe falava dos nabos no púcaro, e das águas que lá estão ... ao que me disse: Que história é essa? Tanto há para se falar com Deus, e Lhe falas a respeito de nabos? Deus bem sabe quais nabos no púcaro estão, e não és tu que O ensinas! ... És cozinheiro de nabos, agora? 
          ... e respondi que não estava a ensinar nada, quanto mais a Deus ... que somente conversava a respeito de um assunto que me parecia ser importante: os nabos do púcaro .. ['Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito.' Jo 1.3] ..

...
...

          Ele ficou bem sério, pegou-me pela mão levando-me p’ra cozinha, sentou-se e me pôs de pé à sua frente, e falou: ‘Neto, daqui eu te ouvi, então, presta atenção nestas frases que te falo:

          1ª Frase: ‘Quando quiseres saber quem é uma pessoa, dá-lhe vinho.’ [Ef 5.18]
            - não foi este vinho [Mt 11.19], o Sangue da Cruz?

          2ª Frase: ‘Não há coisa mais bonita, do que ir à missa e encontrá-la dita.’ [Ap 21.6]
  - pelo que fala o Sermão do Monte: Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que passar disto vem do maligno. [Mt 5.37]!

          3ª Frase : ‘Faz-te por último p’ra que de ti esqueçam, e não te peçam a monta p’ra cobrir a baila! Depois, escreve um Livro e registra lá a seiva da veste!’
- pois se assim se colocassem por último dos últimos, talvez tivessem possibilidade de serem convidados a sentarem-se mais acima: ‘Quando fores convidado para uma festa [casamento], toma o último lugar, para que quando venha o que te convidou, diga à frente dos demais: amigo; senta-te mais para cima. Ser-te-á uma grande honra diante dos demais convidados.’ [Lc 14.7-24] ...

...

          E a principal frase: ‘Neto, nunca te esqueças: Graças a Deus: muitas! Graças com Deus: poucas [se puderes, só pela q te concede!]. Dá sempre bom testemunho; se errares, confessa-o, e prega sempre o Evangelho através dos teus atos, e, se necessário, usa lá umas poucas palavras certas para o momento, sem pensares em dinheiro por isto, e jamais apontando o dedo aos outros, como muitos que se dizem [julgam-se] em Cristo, o fazem ...

          ... nem te esqueças, jamais, o que ocorreu a Jesus ...
          ... nem das Palavras de João quando descreve o Verbo de Deus [Jo 1.1-14] ... 
          ... nem do que passamos ao voltar a Trevões ... 
          ... nem de que a tua Avó teve um irmão que chorou na barriga da tua Bisavó!’

...
...

         Então lhe falei que nunca O esqueceria na vida, nem das suas palavras, e que orava em agradecimento a Deus, pelo Espírito Santo, porque me concedeu a Graça da Vida em meus Pais e Antepassados, e tê-los por Deus na Imagem de Jesus Cristo, que os Vivificou pelo fato do Éden  ... 
          ... e que me desculpasse se falei alto, porque não me dei conta de, sequer, ter aberto a boca ... ao que riu-se da minha resposta ...

...

          Quando olhava nos olhos do seu sorriso, por entender o que me disse das poucas palavras certas, em que, às vezes [senão, sempre] o melhor é o silêncio ... arrematou a conversa com mais duas célebres frases neste dia [do Espírito]:

          Disse-me: 
          ‘Pois ...
          ... e quando não houverem mais convidados por não haverem mais últimos
          ... ou, se o que convida colocar-se por último dos últimos? ... 

          De pronto lhe falei: ‘Vô ... tenho vontade de, um dia, quiçá, descrever os ‘os nabos do púcaro’ ... ao que me disse determinadas palavras a respeito de Eliseu ..

          Nesse instante olhei o prato à frente ... até que me falou: 

          - Anda lá; senta-te à comer um pedaço de bacalhau seco, comigo, que te ensino a história ... ou queres que te faça um ovo? ... e lhe disse que não precisava ...
          ... então me deu uma posta de bacalhau seco, me ensinou a desfiá-la, e disse: 

          - Isso come-se à míngua e com Pão, porque é muito salgado [e quem come carne sem Pão é lambão] ... se começas a comê-lo sem regra, prepara-te porque tens que te sentar, ou à Pipa ou a beira do poço, porque não há água que farte ...

          ... e assim fizemos companhia nesse dia do Espírito em que aprendi a desfiar o bacalhau para comê-lo [ainda que sem muita prática, se bem que ... é fácil ...] ...

...
...

segue: Conversa c/ Avó

...
...

2 comentários:

  1. Este post foi revisado em 24/09/16, no grande acerto e conferência à entrada da Nossa História [Núcleo Casa].
    ...
    * Cabeçalho e Comentário desta publicação no facebook :
    Direto do HC : A volta de Cristo, revela-Se a quem Nele crê, por Sua Parábola. Esta, por Sua Luz, diz em Ap. 21.27, do Livro da Vida do Cordeiro [que fala da Sua Vinda, a viver a Sua Vida, para, após seu tempo, escrevê-la]. .. Isto é claro, a quem compreende a palavra : Quem o reconheceria? .. [da mesma forma, simples e humilde?] ..
    1] Da sua Vinda, fala Ap 19.11-16, v.12 que 'tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo', pois vem da mesma Forma que dantes, Filho de Deus, que vem à Terra na Forma de um carpinteiro [imagem de Deus - Gn 1.26.27], e da Virgem Maria [Imagem da Costela - Gn 2.7,21], que vem à Terra na Forma da Arca, casam-se, e geram seus 2 filhos [Anjos do Propiciatório : Ex 25.18].
    2] A viver a Sua Vida, [fala] por Verbo de Deus [Conjugador da/s Forma/s], Vive a Sua Palavra [Conjugadora], no cumprimento da Obra do Seu, a Sua Dobra conf. a Justiça à Imagem em Adão e Eva, cumprindo o Sangue de Abel na Cruz, e dobrando-Se em Folhas [do Livro de sua Vida] à imagem do sacrifício de Caim que não foi aceito, porque primeiro era o Sangue para então as folhas, cumprindo assim a Dobra da Forma .. [espelho da Dobra das Folhas da Queda : 'então, cozeram folhas de figueira' Gn 3.7] ..
    3] Para, após Seu Tempo, fala da dobra do Tempo do Seu Retorno, tanto na Parábola dos 2 mil [côvados : Js 3.4 ; vides : Is 7.23 ; porcos : Mc 5.13] quanto nos 40 anos [Dt 8.1-15] da escadaria da reflexão do caminho [da Figueira] em que se vê na dobra de Is 3.24, destruindo-se em cumprimento à Sua Palavra, na Dobra do Sangue e Folhas ..
    4] Escrevê-la, fala da Luz do Espírito Santo, no Batismo de Cristo em Seu Retorno, abrindo-lhe a Consciência ao confronto do cumprimento da Palavra, confirmando-lhe o Sangue da Cruz sobre a Cruz das Folhas da confissão de todos os Seus Caminhos, quais é Senhor, revelando-Se ..
    5] Revelando-se, fala da Sua Forma, O Ápice da Sabedoria do Seu Santo Espírito, na descição do Seu Livro [do Seu Reino], por entre as Nuvens [Ap 1.7] de link's, imagem da neblina [Gn 2.6] que sube da terra [a massa que se gera no que se revela : a Forma do Livro] , espelho do esconderijo [Gn 3.8] por entre as folhas [Gn 3.7] que se Findam no 'pesado sono' [Gn 2.21] da Imagem [21/06/07] do Pó [Gn 2.7] da Ressurreição [o Sopro].
    Esta é a Luz do Filho Pródigo, que descreve-Se conf. a Sua Capacidade, após reconhecer a Dobra da Sua Obra, pois, sendo Ele a Palavra/Verbo, Conjuga-Se e Cumpre-Se. .. Por isto foi dito aos discípulos, posteriores Apóstolos, 'até que eu volte' [Jo 21.22,23] .. à descrição de toda a Forma das escrituras [Lc 24.13-53] através dos Atos da [Sua] Própria Vida, à que prontificou-Se cumprir .. [Sua Dobra - Ap 11.3,10 : Lv/Nm , conf. Jz 6.25-27, espelho dos bois cevados : Mt 22.4, servidos à Ceia das Almas Justas que estendem a Pele/Veste/Forma do Livro do Cordeiro].

    ...

    Aqueles [alguns] que cumprem Mc 16.15-18, pregam que : 'Ainda que o Senhor não venha, nós pregaremos o Seu Evang.', mas isto dizem, por falta de conhecimento do Verdadeiro Espírito [Santo], pois Ap 1.7 fala q 'vem c/ as nuvens, e todos O verão, até os q O transpassaram', porém, não fala que O reconhecerão, o que verdadeiramente não podem, pois vem a cumprir a Dobra da Sua Forma [Sangue da Cruz / Folhas da Cruz] à Imagem de Lv/Nm [os Bois Cevados : Mt 22.4], Obra totalmente inaudita, inconcebível à carne , ainda que com o Espírito da Palavra , pela Vontade do Espírito do chamado que os transpassa, que se completa no disto do Espírito [da Obra do Retorno] de Cristo.

    ...

    Todos os fatos políticos que ocorrem no Brasil , são imagens no espelho da guerra entre os poderes do Espírito [Luz e trevas], devido a presença e manifestação de Cristo, em Seu Retorno.

    ResponderExcluir